18.3.08

respeito e relações de poder

É preciso muito cuidado quando se fala em necessidade de respeito, de ética, de liberdade e de limites. Como se delimitar o que é respeito para um e para outro? Qual a liberdade que cada um é permitido de exercer a outrem? Qual o limite de cada um? Como agir com respeito com pessoas diferentes de mim?


Percebe-se que há um distanciamento entre respeitar e a necessidade de ser respeitado, pois são duas instâncias diferentes, ou seja, eu posso tratar pessoas de maneira que é respeitosa para mim, porém pode ser que essa minha maneira não seja a mesma que as pessoas com quem estou lidando aprenderam ser respeitosa. Um ato que para mim é de respeito pode ser interpretado como desrespeito.


Ética e respeito são, então, temas relativos – que possuem diferentes maneiras de se interpretar e de se relacionar por diferentes pessoas – diferenciam-se de acordo com o conteúdo cultural e subjetivo de cada sujeito. O que então diferencia uma relação de respeito para uma relação de desrespeito? Como ter o conhecimento prévio do que é respeito para cada pessoa para se agir respeitosamente? Como delimitar o que é respeito para mim a cada pessoa antes mesmo que ela me desrespeite?


As questões levam a difíceis respostas, principalmente por se tratarem de relações tão sutis, pequenas, complexas e difíceis de serem descritas, que muitas vezes não são dialogadas e sim delimitadas pelo exercício do poder. Muitas vezes o desrespeito acontece num olhar repressivo, numa punição, numa manutenção de uma tradição limitadora. Agora parece que o respeito está muito ligado à maneira em que se estabelecem e realizam as relações, os jogos de poder, a democracia, os espaços de cada um, o uso da autoridade, a repressão, etc.


A democracia é nos ensinada como justa mas, enquanto a maioria elege um candidato, a minoria têm de suportá-lo, e isso é justo? O que é justo então, a declaração universal dos direitos humanos? o cristianismo? o george bush? o pt? o anarquismo? o existencialismo? a psicanálise? Nesse caso não encontro solução, definição se define então, sem definição

Nenhum comentário: