5.3.08

trabalho educativo dialético

O trabalho educativo é uma atividade humana construtora da existência e da sociedade, através dele, criam-se maneiras de ser e agir no mundo. A sala de aula é um espaço de construção do que queremos para o mundo. Esse trabalho não deve ser um peso para os educadores, nem para os educandos, mas realizado por interesse em ensinar e interesse em aprender. Na sala eu não sou professor nem aluno, sou Bruno. Não deixo de ser eu ao entrar na escola.

A escola é um espaço de encontro humano, que promove comunicação através do diálogo, de direito de falar e dialogar, num processo de conflitos e construções. A atividade educativa deve proporcionar uma expansão na visão de mundo através de vivências transformadoras tanto para alunos quanto para professores, incentivando a criatividade, a imaginação e a experimentação. O trabalho é potencializador da existência humana e de seus jeitos de ser, onde são lícitas uma infinidade de maneiras de subjetivação, desde que conscientes e responsáveis por suas escolhas.

O processo educativo transforma a relação entre alunos e professores e conecta a aprendizagem na vida política e prática de cada um, criando novos contextos, novas maneiras de ser e agir, novas relações e diferentes possibilidades de se inserir no mundo. A metodologia deve se pautar por novas leituras da realidade, desligando-se da herança ditatorial e da submissão à alienação dos meios de comunicação de massa, e se sustentar num projeto libertador, fazendo uma análise sobre os seres humanos e suas maneiras de se inserir no mundo.

O trabalho dialético é totalmente diferenciado do trabalho da pedagogia tradicional, ele visa muito mais o contato das pessoas e o conflito humano vivencial, do que com normas institucionais limitadoras. A escola deve ser vista como espaço de construção e não como um espaço pronto, como disse o filósofo pré-Socrático, Heráclito de Éfeso, nada está pronto, tudo está em permanente construção e desconstrução e reconstrução.

A primeira tarefa do ensino dialético é desaprender as velhas tradições que destroem a verdadeira originalidade e o caminho da prática da dialética é a abertura para a plenitude da existência. A educação tradicional é uma educação de massa ela é fruto da economia de massa, da propaganda de massa e do mecanicismo. Na pedagogia dialética, é essencial o engajamento do estudante. O conhecimento parcial da pedagogia tradicional é um insulto à necessidade de integralidade e de diversificação da prática dialética.

Os professores não possuem um saber maior do que os alunos, eles possuem saberes diferentes. A pedagogia dialética rompe com os papéis tradicionais de aluno e de professor: o que vale é a originalidade, onde não há dicotomia entre trabalho e lazer. Os recursos audio-visuais são meios, o que os facilita é a relação.
A pedagogia dialética eleva o sentimento do aluno de participante, tanto de sua vida, quanto de sua história quanto da construção de sua escola...

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